LogoManejo Fitossanitário para Altas Produtividades

Quando?

27/03/2019

Horário?

19h às 21h 
(Horário de Brasília)

Organização

Programa SolloAgro ESALQ/USP

Evento online

Transmissão ao vivo com chat para interação

Discussão 

Mesa redonda e resposta as perguntas dos participantes

Investimento

Evento gratuito!

Palestrantes

João da Silva
19h00
Manejo de Pragas
Prof. Pedro T. Yamamoto
Departamento de Entomologia e Acarologia (ESALQ/USP)
O conceito de Manejo Integrado de Pragas (MIP) foi desenvolvido para diminuir ou eliminar os efeitos colaterais indesejáveis da utilização indiscriminada de produtos fitossanitários, tais como resistência de praga, surtos de pragas secundárias e ressurgência da praga alvo de controle, evitando com isso a contaminação ambiental, resíduos em alimentos e solo e morte de organismos não alvo. O MIP busca a estabilidade do agroecossistema e com isso, menos efeitos danosos das pragas, equilíbrio biológico e sustentabilidade. O produto final que se espera é a menor dependência
João da Silva
19h30
Manejo de Plantas Daninhas 
Prof. Pedro J. Christoffoleti
Departamento de Produção Vegetal (ESALQ/USP)
O objetivo da agricultura moderna é produzir mais por menos, procurando preservar a sustentabilidade dos sistemas produtivos, tanto no aspecto ambiental quanto econômico. Para obtenção deste propósito é essencial que as tecnologias estejam pautadas em genética avançada, melhoria da eficácia de uso dos recursos do ambiente de produção, e manejo inteligente dos fatores redutores de produtividade. Neste último fator destacam-se as perdas provocadas pelas plantas daninhas, que podem ser da ordem de 35%. Para seu controle o manejo integrado é com certeza a melhor alternativa, porém a principal ferramenta utilizada são os herbicidas. Assim, é fundamental conhecer os herbicidas nos seus aspectos de comportamento nas plantas e no solo, sua eficácia de controle, e seletividade para as culturas. 
João da Silva
20h00
Manejo de Doenças e Registros de Produtos 
Prof. José Octávio M. Menten
Departamento de Fitopatologia e Nematologia (ESALQ/USP)
As doenças de plantas causam danos de cerca de 15% no rendimento de culturas agrícolas. Dentre os diversos métodos de manejo, os fungicidas têm papel importante. Caso não sejam usados podem causar prejuízos médios de 20%. Fungicidas mais novos são mais eficientes, usados em menores doses e com menores toxicidade e efeitos ambientais adversos. São mais amigáveis. Fungicidas só podem ser comercializados e utilizados após serem registrados. Um dos grandes problemas é a morosidade de registro de novos fungicidas, em especial com novos mecanismos de ação. Há necessidade de se modernizar a legislação e os procedimentos de registro no Brasil.
20h30
Mesa redonda com com  os palestrantes
João da Silva

Não fique de fora!

Cadastre-se para o Painel Online do SolloAgro:

Suas informações estão seguras.

Aviso Legal e Importante

O cadastro neste site é inteiramente gratuito! você receberá e-mails com vídeos e informações de conteúdos relacionados a cursos de especialização, encontros técnicos, eventos, entre outras informações relacionadas a Solloagro.
Todo o conteúdo disponibilizado é validado e aprovado por uma comissão de ética, estando em acordo com toda a legislação.
Seu cadastro em nossa base de dados está seguro e jamais será compartilhado com terceiros para quaisquer outra finalidade. Visite e conheça nossos termos de uso e nossa política de privacidade

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
SolloAgro - ESALQ/USP
Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
WhatsApp e telefone: (19) 3382-5115
Email: solloagro@usp.br